Músicas: Amazonês

Queridos navegantes, ultimamente tenho feito uma viagem às minhas origens e relembrado coisas lindas da minha infância e do meu local de nascimento – meu querido Amazonas. Você não conhece? Então vem que Tia Amanda também é cultura..

Do lado esquerdo do país, região norte, somos maior em área se somados os países da França, Espanha, Suécia e Grécia juntas, e formamos aproximadamente 2 milhões de habitantes em 2015. Temos 62 municípios, mas de carro somente chegamos em 7, o restante só de avião ou barco. Já ouviu falar do Teatro Amazonas, Zona Franca de Manaus, Distrito Industrial  (onde é fabricado boa parte dos produtos que você tem em casa), CIGS  (maior centro de treinamento na selva do mundo), Festival de Parintins, Ponta Negra, Festival de Ópera, a Arena da Amazônia na ultima copa?! Tem muitas coisas lindas para ver por aqui. Acho que do “Tic-tic-tac” e a musica “Vermelho” voce ja deve ter ouvido em algum momento da sua vida. Duvida? Relembre no youtube.

collage

Temos uma bela diversidade musical por aqui e eu vou mostrar algumas que tem permanecido na minha playlist:

1. Amazonas: Sim, esse é o nome da musica escrita por um dos maiores compositores amazonense, e vou incluir brasileiro, Chico da Silva. Através de suas musicas, muitos cantores foram consagrados, como Alcione. Da uma olhada na letra depois do vídeo.

Eu amo esses rios da selva, nas suas restingas meus olhos passeiam. O meu sangue nasce nas suas entranhas e nos seus mistérios meus sonhos vagueiam. E das suas águas sai meu alimento. Vida, fauna, flora o meu sacramento. Filho dessa terra da cor morenez, esse sol moreno queimou minha tez.

Cabocla cheirosa, caboclo guerreiro, cunhantã viçosa, curumim sapeca. Eu amo essas coisas tão puras tão minhas, gostosas farinhas do caldo do peixe. O banzeiro e a canção, e o farto verão, tudo isso me faz com que eu não te deixe. Amazonas, amazonas, amazonas meu amor.

Você já deve ter ouvido falar do Festival de Parintins. Nele, dois grupos, chamados de Bois, com 103 anos de historia, duelamGarantido x Caprichoso. Festival aclamado tanto pelo grande evento, quantidade de visitantes, pela forma que cada integrante de Parintins defende seu Boi e o apoia, como pela forma que o Festival ficou conhecido pelo respeito mutuo, porque quando um se apresenta no chamado Bumbódromo, o outro fica em total silencio.

2. Medley do Garantido: Algumas musicas que marcaram essa historia.

Gostaram? Então vou deixar mais um vídeo para vocês. Esse é o dvd que comemora 100 anos do Garantido. Muuuuuitas musicas lembram minha infância, então se você nem lembrava delas ou está fora do Amazonas e bateu a saudade, aumenta o som, chora, mas não perde o compasso do dois pra lá, dois pra cá, porque como uma das musicas diz: “Rufa, ribumba tambor faz tremer este chão, bate meu coração no compasso da emoção. Reina meu Boi Garantido maior dos bumbás. Mostra pro mundo esta festa dos tupinambás.”

3. Medley do Caprichoso: Algumas musicas que marcaram essa historia.

Arrepiou? Esse também é o dvd do centenário, do Caprichoso. Marujada de guerra arrepiou ate os pelos do dedão do pé? Então ai vai mais um pouco só para vocês.. Uma das coisas que mais me emociona nas apresentações no Bumbódromo, no Festival de Parintins: A contagem para o inicio da noite e a participação da torcida.

4. Viagem insólita de um caboclo: Porque essa terra não vive somente de toada. Essa é uma composição do incrível Nícolas Jr que tem outras musicas que retratam nossa forma de falar, de comer e de viver. Procure outras musicas dele. Essa conta a historia de um amazonense que já ouviu muitos absurdos por ser das bandas de cá.

5. O amor esta no ar: Uma mistura linda da musica do Chico da Silva – presta atenção na letra – com uma das vozes mais lindas que conheço: Márcia Siqueira. E detalhe, aqui também tem forró, alias a banda Xiado da Xinela é das bandas daqui.

6. Cantos da Floresta: Composição da aclamada banda Raízes Caboclas. Esse é um pouco do orgulho amazonense se refletindo em sua cultura, na composição do ambiente em que vivemos, quando o amor nem sempre é expressado em palavras. Sempre que volto para minha terrinha e escuto o piloto informando que tivemos autorização para aterrissar, dou play nessa musica e me permito fazer parte dessa historia.

 

Essa é uma amostra bem pequena, porque aqui rola de tudo, de rock a setanejo, misturado com arrocha, uma pitada de pagode e muuuuuitas variantes.. Afinal, somos brasileiros.. hahahhahahaa

Beijo no coração e bom inicio de semana…

 

 

Deixe um comentário

